O sistema de pararraios é projetado para ser o melhor caminho para conduzir as cargas elétricas indesejáveis para a terra pelo sistema de aterramento, por isso um sistema instalado para um edifício não é o mesmo indicado para uma indústria térrea de grandes proporções ou parques, quadras, postos de gasolina, escolas, igrejas, hotéis, petroquímicas e outros. "Cada caso é próprio e deve ser discutido com um projetista capacitado para tal fim sempre no início dos estudos do projeto, visando a segurança e a estética final da edificação" mas tudo conforme Normas da ABNT- NBR 5419 de Fevereiro de 2005.
O aterramento talvez seja a parte mais importante do pararraios, pois cabe a ele a dissipação imediata da energia não solicitada a terra, seu dimensionamento é efetuado por meio de medições e cálculos e é o principal responsável pelos danos que normalmente acontecem, por isso a norma NBR 5419 exige sua vistoria e medição periódica (12 em 12 meses).
Para verificar se a edificação onde trabalha, pratica esporte / lazer, estuda, faz compras, prédios, apartamentos ou cabinas de transformadores está dentro dos padrões normais mínimos exigidos, é importante solicitar do responsável pela segurança à apresentação do Laudo Técnico e A.R.T. (Atestado de responsabiilidade técnica).
Atendemos: Residências, Condomínios, Clubes, Comércios, Petroquímicas, Shopping Center, Usinas, Indústrias, Hotéis, Motéis, Residências, Sítios, Fazendas, Ilhas, etc.
· Proteção das edificações
· Captores tipo Franklin
· Gaiola de Faraday
· Remoção de Captores Radioativos
· Aterramentos Elétricos
· Vistoria e Medição
· Protetores de Equipamentos
· Aterramentos
· Reforma de Sistemas Existentes
· Laudos Técnicos.
· Medições ohmicas e renovação de Laudos.
· Proteção dos equipamentos eletro-eletrônicos.
· Os sistemas de pararraios são projetados para proteger as edificações e não os equipamentos eletro-eletrônicos.
· Para proteção de eletro-eletrônicos é necessário a ligação dos mesmos à aterramentos elétricos de preferência através de bons protetores de surtos.
· O aterramento elétrico também protege contra descargas elétrica (choques).
· Os fabricantes de eletro-eletrônicos como computadores, fax, copiadores, geladeiras, chuveiros, micro-ondas, etc, são obrigados a colocar o fio terra.
· Engana-se quem imagina que aterramento elétrico é só proteger contra raios.
· Em todo computador, PABX ou equipamento de tecnologia digital, é primordial a utilização de aterramento eletro-eletrônico sob pena de não funcionar corretamente mesmo no período de seca.
· Os grandes centros urbanos são os mais ricos em interferências elétricas e eletromagnéticas, um bom aterramento pode eliminá-las protegendo inclusive vidas humanas.
· Interferências as grandes vilãs são as interferências eletromagnéticas causadas porto do tipo de radiação desde ondas de rádio até as de chaveamento elétrico. Existem também as interferências eletro estáticas ocorridas principalmente no clima seco. Qualquer tipo de aparelho que usa eletrônica digital poderá sofrer com estas perturbações. Ex.: computadores, PABX, copiadoras, fax, alarmes, CFTV e pessoas.